BiaFig

QuintoAndar para imobiliárias

Plataforma de gestão de locação de imóveis

Desafio

Depois de alguns anos trabalhando no QuintoAndar e acostumada com os usuários do ecossistema (inquilinos, proprietários, fotógrafos, corretores e vistoriadores) tive o desafio de participar da concepção da primeira versão da plataforma para imobiliárias parceiras, uma das primeiras iniciativas B2B da empresa.

Processos

emoji

Alinhamentos com stakeholder

O modelo de negócio ainda estava em construção, a gente precisava garantir que estavámos alinhados com as decisões estratégicas dessa frente.

emoji

Matriz CSD

No começo do projeto fizemos uma matriz CSD com o time de produto e desenvolvimento. O objetivo foi de alinhar tudo o que a gente sabia e o que a gente precisava saber do ponto de vista de negócio, produto e engenharia.

emoji

Pesquisa exploratória

Conhecer as imobiliárias parceiras antes de começar a pensar em tela foi essencial. Entedemos como estavam estruturados, como trabalhavam e quais eram as expectativas com essa parceria.

emoji

Design Jam

Com mais insumos na manga, juntamos com o time desenvolvimento e produto e juntos fizemos algumas dinâmicas para estruturar o que seria a primeira entrega desse produto.

emoji

Design Critique

Depois de traduzir todas as ideias em interface com os componentes do Design System, levamos para os designers de outras tribos darem feedback e também para conhecer mais desse novo contexto.

emoji

Teste de usabilidade

Durante toda concepção, fizemos testes com as imobiliárias. Essa etapa foi importante para validar desde as palavras que usamos até como esse fluxo todo se adaptava a rotina delas.

Como Ajudei

  • Pesquisa exploratória com usuário
  • Workshop com stakeholders
  • Visual design
  • Prototipação e teste de usabilidade

Designers do projeto

Duração

4 meses (de outubro a janeiro 2019)

Aprendizados

  1. 1Ir até as imobiliárias foi importante. Vimos de perto os problemas que enfrentam, entedemos como se organizam e quais eram as expectativas com a parceria.
  2. 2Tivemos que dar um jeito na distância para continuar em contato com os usuários. Fizemos muita pesquisa e teste remoto, aprendemos que não existe uma única forma ou ferramenta para isso, tudo vai do seu contexto.
  3. 3Pesquisa B2B tem desafios próprios, desde o recrutamento com uma base menor até a aplicação da pesquisa em si, já que quem topava falar com a gente estava no meio de um dia normal de trabalho.
  4. 4A gente queria aprender como eram as estruturas operacionais das imobiliárias para desenhar fluxos eficientes, mas encontramos uma variedade enorme de estruturas, o desafio era conseguir adaptar nosso produto para essas variações.